sexta-feira, 5 de março de 2010

A SORTE POR UM TRIZ

A SORTE POR UM TRIZ

-Você tem que começar a me ajudar! Veja se eu não tenho razão: quase trezentos reais, só da loja de roupas! Assim não dá porra!
-E você quer que eu ande por ai que nem uma mendiga? É isso o que você quer? – Quando você me tirou da casa dos meus pais, me prometeu o mundo e o fundo, agora fica reclamando? Pois pode parar de reclamar e trate de me valorizar viu, meu nego! Eu não sou sua escrava não viu!
-Para de falar Maria, que eu já estou ficando doido! Puta que pariu! Você fala pra caralho! – Vou trabalhar, pois já não estou aguentando sua ladainha!
-Vai seu ingrato! Neste momento Maria começa a chorar. – Você um dia vai se arrepender de todas essas ofensas que me faz! – Vou ligar pra mamãe!
-É hoje! É hoje!
E assim terminava mais uma discussão entre aquele casal; discussão, aliás, que já estava virando rotina. A renda do casal se resumia no que João ganhava como policial e nos “bicos” que ele fazia para complementar a renda, pois seu salário era bem parco.
João coloca seu cinturão, checa sua pistola, olha para a mulher com cara de poucos amigos e sai para o trabalho.
“Ô vida desgraçada! – trabalho feito um escravo para sustentar esta miserável e ela ainda não reconhece... Que merda! Vou ter que passar na lotérica para pagar esta maldita fatura... ainda bem que tá perto...”
João seguia seu rumo em direção à lotérica, amarrado em pensamentos nada animadores.
Chegando ao estabelecimento, ele fez uso da sua autoridade e passou na frente de todos.
- Eu quero parcelar esta fatura em três vezes – ordenou ele à moça do caixa.
- Vai levar um bolão hoje, seu João? – aproveita o troco e leva, ofereceu a moça, sorrindo.
-Tudo bem, responde João, irritado com a demora da moça.
João pega a fatura paga e coloca no bolso; dobra o jogo do bolão e segura em uma das mãos.
Na saída da lotérica, para em uma banca de churros e compra um. Sai mordendo o meloso doce... Após tê-lo devorado, restou-lhe apenas o papel na mão. “Que droga! – não tem sequer uma lata de lixo nesta porcaria de cidade!” Fez uma bolinha com o papel e passou-a para a mesma mão onde segurava o jogo do bolão da Mega-Sena. Continuou na caminhada. Mais à frente, na calçada, avistou um monte de lixo; decidiu jogar a bolinha de papel ali mesmo. Ao dispensar a bolinha de papel, o jogo foi junto. Um senhor, que aparentava ter por volta de quarenta anos, pegou os dois papéis e em seguida gritou:
-Ei policial! – que coisa feia! – uma autoridade, que deveria dar exemplos à sociedade, joga lixo na rua, assim, em plena luz do dia! – o senhor não tem vergonha na cara não?
-Ora, mas quem é você, seu filho da puta! – com quem você pensa que está falando hein?!
-Eu sou um cidadão, cumpridor dos meus deveres e não admito que uma pessoa, que deveria zelar pela ordem pública, dê um tremendo mau exemplo, como foi esse que acabo de presenciar!
-Ah é! – você não admite!? – então toma desgraçado!
João desfere dois tiros à queima roupa naquele homem. Por coincidência, passava uma viatura naquele momento ali. Os policiais desceram do carro e se dirigiram ao João em busca de uma explicação.
-O que aconteceu companheiro? – disse um deles.
-Esse... – esse indivíduo tentou fazer uma “saidinha” aqui na lotérica... Mentiu João, tentando imprimir confiança no absurdo que acabara de dizer.
-... Ele agarrou a bolsa de uma senhora... Neste momento eu cheguei e o abordei... Foi quanto ele esboçou uma reação de pegar uma arma... Então saquei a minha e o alvejei.
- Calma amigo! – Fica calmo, que já passou!
As pessoas começaram a se aglomerar em torno do local. Alguns, inconformados, iniciaram um coro: “Assassino!” Os policiais sacaram as armas e afastaram os mais exaltados.
Um jovem, beirando uns quinze anos, fura toda aquela confusão e grita mais forte que todos:
-Meu Deus! – é o meu pai! – O que fizeram com o senhor, meu pai! O adolescente se agarrou no pai que agonizava no chão, chorando de uma forma que comoveu quase todos que ali estavam.
-Quem fez isso com o senhor! – Por quê!?
O homem, na agonia da morte iminente, balbuciou:
-Meu filho, toma... joga isso no lixo... da maneira como eu te ensinei. O rapaz pega a bolinha de papel e o jogo e, em seguida, enfia-os no bolso. Olha para o pai e grita:
-Não morra pai!
Mas não havia mais nada o que se fazer para salvar aquele pobre senhor.
– Meu pai morreu! – Quem matou meu pai? Ao terminar de proferir esta última frase, perdeu os sentidos.


Dois dias após o ocorrido, João se dirigiu para os fundos da sua casa. Lá pegou uma folha de papel e escreveu sua última redação: “Minha querida esposa, não tenho mais vontade de viver. Devido ao meu temperamento explosivo, pus fim à vida de um inocente e, por consequência, desestruturei completamente uma família. Fui um covarde e manchei a honra de um homem correto. Ele foi assassinado por mim e eu, não tendo coragem de assumir a culpa, acabei por construir uma farsa; farsa esta que não está me deixando viver mais.
Quero dizer que te amo e que sempre te amarei. Foi uma pena que não tivemos nenhum filho... Se isso me deixa triste, por outro lado me deixa mais aliviado para a decisão que tomo de por um fim à minha vida. Fica com Deus minha querida.
Como último pedido, peço-lhe que vá até o distrito policial onde foi registrada esta ocorrência e divulgue ao delegado a verdade do fato.”

Maria acorda com o estampido. Ainda zonza, sai correndo para os fundos da casa.
-Não! – O que você fez amor! – o que você fez?
Maria ajoelha-se ao lado do marido morto, chorando compulsivamente. Pega a folha de papel da mão dele e inicia a leitura do seu conteúdo.
Ao final da leitura, olha para o marido estirado no chão, segura uma das mãos dele e, com ela, faz um carinho na própria barriga. “Seu tolo! – nosso bebê está aqui!”
Naquele mesmo dia, em outro canto da cidade, dona Gresmelina, mulher do senhor assassinado, retoma a dura rotina de dona de casa, mas agora com um pouco mais de dificuldades, pois ficara viúva, com quatro filhos para criar e ainda tentava engolir aquela injustiça que fizeram com seu marido. “Meu marido não é e nunca foi ladrão não senhor!” Ainda se lembrava do apresentador de TV, sensacionalista, que passou um programa inteiro chamando seu marido de “safado”, “pilantra”, “vagabundo”, “trombadão” e tantos outros termos nada agradáveis.
A triste senhora pega o cesto de roupas sujas. Começa então um ritual que toda dona de casa realiza nessa hora: revista, peça por peça, seus bolsos, em busca de algo esquecido ali. Assim ela acha a bolinha de papel e o bilhete do bolão. Como ela não sabia ler, chamou o filho:
- José! – que papel é esse meu filho, que eu achei no bolso da sua calça?
O rapaz vem até a mãe e diz:
- Recebi este papel e uma bolinha, também de papel, da mão do pai antes dele morrer... Fez uma breve pausa e continuou. – Ele me falou “Joga no lixo filho, como eu lhe ensinei...”
– Assim que ele me entregou, deu o último suspiro e se foi.
- E foi meu filho! – Mas que miséria de papel é esse?
- Dá aqui mãe, deixa eu ver...
-É um bolão da Mega-Sena. José olha para o calendário na parede e comprova que é quinta-feira.
- Mãe, deixa eu ir à lotérica para conferir este jogo?
- Não! – De jeito nenhum! – Espera um pouco que eu vou com você! - Nem você nem seus irmãos – enquanto vida eu tiver – voltarão lá sozinhos!

Duas horas depois, mãe e filho se aproximam da lotérica. De longe um imenso cartaz chamou a atenção do rapaz. “Aqui saiu o bolão premiado do maior concurso da história da Mega-Sena: R$ 180 milhões! – 10 felizardos estão milhonários...” José cutuca a mãe e pede o bilhete:
-Vai logo mãe! – passa logo o bilhete!
Abaixo do anúncio do prêmio, em destaque, aparecia a sequência premiada: 1-2-5-10-34 e 45.
-Meu Deus mãe! – estamos ricos!

Isaías Gresmés 05/03/2010 - FIM

10 comentários:

  1. Nossa, amigo! Eu tive que fazer uma pausa na leitura! "A SORTE POR UM TRIZ" é muito dramático! Este conto nos ensina a darmos mais valor à vida, mesmo que ela não nos ofereça grandes vantagens materiais, mas a cada dia devemos agradecer a Deus por estarmos vivos, apesar das dificuldades, porque quando somos gratos a Deus pelo pouco, estamos preparando o nosso coração para algo maior, mas quando abrimos a nossa boca para reclamar, para maldizer,atraímos coisas negativas para dentro de nós e para o nosso redor.Se formos analisar à luz da Palavra de Deus, ela ensina que a mulher sábia edifica a sua casa... nesse caso, cabe a prudência em momentos de crise, não maldizendo, não reclamando, mas sendo paciente nos momentos dificeis. Uma história que poderia ter um final feliz, termina em tragédia: Um homicídio seguido de um suicídio, quatro crianças órfãs de pai, e uma criança que nunca conheceria o pai, duas mulheres viúvas, e uma série de lamentáveis consequências. E agora, onde estaria a felicidade com tanto dinheiro para gastar?

    ResponderExcluir
  2. Marlene, muito obrigado pelo seu comentário. Agradeço de coração.

    ResponderExcluir
  3. Nossa querido, me arrepiei...
    esta é a nossa dura rotina, stresss, vida dificil, impaciencia.

    Triste mesmo ter 2 vidas tiradas por nada...
    se é um conforto, pelo menos aquela familia que foi atingida brutalmente não vai mais passar fome...
    O policial morreu, mas deu a familia a chance de recomeçar.
    adoro seus contos amigo...
    beijos muitos

    ResponderExcluir
  4. Valeu Claudinha. Obrigado pelo comentário e pelo carinho.

    ResponderExcluir
  5. Oi Isaías,
    Eu consegui imaginar cada um dos personagens, criar suas vozes e olhares e apesar de tratar-se de um tema da nossa rotina, com excessão do bolão é claro..srs
    a maneira que narrou os acontecimentos, deram um up grade no texto.
    Você está de parabéns amigo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Cristina. Muito obrigado mesmo pelo seu comentário. Bem sei que os fatos narrados no texto, em sua maioria, não são nada edificantes, e isso ocorre porque eu escrevo aquilo que me vem na mente, sem exceção. Gostaria de escrever somente "flores",mas os espinhos insistem em me ferir! Fazer o quê né! "Mando eles pra fora!". Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Isaías, parabéns pela condução da narrativa que realmente prende a atenção do leitor. Quanto à história, não sei se consciente ou inconscientemente, você mostra mais um evento da materialização provocada pelo poder do pensamento. A família do senhor assassinado dá todas as dicas de ser um grupo humilde, ético e perseverante, o que atrai bons frutos após o sofrimento. O policial por sua vez, provoca o mesmo tipo de atração de forma inversa. O fato é que tudo pode acontecer nessa vida por meio de caminhos surpreendentes. A lição? Pensar e agir da melhor maneira possível.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Isaías, li, atentamente, o seu belíssimo conto. História bem tramada, uma narrativa sensacional!
    Fiquei preso à leitura, do começo ao fim, e o bom é que imaginei algumas cenas que, ao final, foram coincidentes com o que vc engendrou. Muito bom, amigo, este contou que vc escreveu com desenvoltura e competência. Gostei muito de lê-lo, pois é de agradável leitura, dada à sequência dos fatos que vão se desenrolando...Parabéns, amigo Isaías, vejo que vc tem talento para esse gênero literário. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Viu quando falei que sempre foi um grande poeta. Vejo que nao e só eu que gosto da leitura. Bjos

    ResponderExcluir

Eu, desde já agradeço a você, nobre amigo(a), pela presença aqui. Fique à vontade quanto ao seu comentário.