sábado, 20 de junho de 2009

NOS VERSOS SOU "PASSARINHO", OS OUTROS "SÃO PASSARÃO"

Nos versos “sou passarinho”, os outros são “passarão”.


Eu sei contar versos sim!
Isso intelectualidade?
Eu penso que é castidade
Querendo se impor... enfim,
Isso não importa pra mim.
Os meus versos, livres são:
Engole até tubarão
Que cruzar o meu caminho.
Nos versos “sou passarinho”,
Os outros “são passarão”.


A soberba é tempestade
Que pensa ser chuva fresca.
É criatura ranhesca,
Incrustada de maldade...
Só espalha iniquidade,
Egoísmo e desunião.
Não entro nessa mais não!
Prefiro meu doce ninho:
Nos versos “sou passarinho”,
Os outros são “passarão”.

Já vi gente que pensava
Que o saber era medido.
E buscou algum sentido
Naquilo que mensurava.
Mas quanto mais procurava,
Só encontrava escuridão...
Jogou a trena fora então
E seguiu o seu caminho.
Nos versos “sou passarinho”,
Os outros são “passarão”.

Alguns poemas eu já li
Que não tinham conteúdo...
Eram sós... vazios de tudo;
Eu li-os e nada senti!
O que estava expresso ali?
Talvez só formatação...
Somente a casca do pão.
Prefiro o meu versinho:
Nos versos “sou passarinho”,
Os outros são “passarão”.

Num outro dia li um soneto
Decassílabo heróico!
De conteúdo paranóico:
“Medusa” sem o cateto!
Fantasma sem o Capeto...
Oh céus! Mas que aberração!
Isso é muita erudição,
Deixa eu no meu cantinho!
Nos versos “sou passarinho”,
Os outros são “passarão”.

Os meus versos são espontâneos.
(Do solo da minha cuca)
Nasce lá atrás da nuca,
Nos alqueires subterrâneos,
Das sinapses dos neurônios,
Deste autêntico negão.
Que sempre foi um cristão
Desde que pequenininho:
Nos versos “sou passarinho”,
Os outros são “passarão”.

Sigo assim a minha trilha,
Navegando por oceanos,
Vendo passarem os anos,
Rumando para minha ilha;
Meu canto de maravilha,
Onde meus versos, livres são!
E ninguém me mede não!
Pois lá sou um filhotinho,
Filhote de passarinho
Que sonha ser passarão.

Isaías Gresmés 20/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu, desde já agradeço a você, nobre amigo(a), pela presença aqui. Fique à vontade quanto ao seu comentário.